arrow_drop_up
Hello!
  • 6

Aprimoramentos na importação e exportação de arquivos IFC

Acompanhando a constante evolução da comunicação OpenBIM (IFC), o release 4 do Eberick 2019 Next contará com melhorias na importação e/ou exportação desses arquivos, cujo objetivo principal é a troca de informações de forma cada vez mais assertiva.

Figura 1 – Configuração para agrupar trechos de vigas e paredes na exportação IFC

Confira as melhorias que foram implementadas:

Importação IFC de elementos não vinculados ao pavimento

Em projetos feitos em outras ferramentas de modelagem 3D é comum identificar elementos que não estão associados diretamente aos pavimentos, como é o caso da representação de mobília e  solo, por exemplo. A  partir da próxima release esses elementos passarão a ser lidos tanto no Eberick quanto no QiBuilder, tornando a representação tridimensional mais completa e realista.

Figura 2 – Exemplo de elementos que passarão a ser lidos no Eberick e QiBuilder (solo)

Agrupamento de vigas e paredes de concreto na exportação IFC

A exportação de trechos alinhados de vigas e/ou paredes passou a ser feita de forma agrupada em um único elemento na exportação do IFC, melhorando a sua visualização em outros softwares BIM. Além disso, essa forma de exportação garante maior assertividade e precisão dos quantitativos dos materiais.

De acordo com os critérios implementados no programa, o agrupamento de vigas e paredes ocorrerá quando possuírem:

  • O mesmo nome;
  • Trechos pertencentes ao mesmo vão;
  • Mesmo alinhamento;
  • Mesma seção transversal.

Figura 3 – Exemplo de viga agrupada com trechos diferentes no mesmo vão

OBS: Vale destacar que o agrupamento das vigas e paredes é realizado apenas na exportação IFC; no Eberick a consideração de trechos diferentes continua conforme nas versões anteriores.

Refinamento na ligação viga-pilar

A próxima release contará ainda com um refinamento na ligação viga-pilar, com o preenchimento dos espaços vazios entre um elemento e outro, na exportação IFC. Essa situação ocorria em determinados casos, como por exemplo: quando a viga é mais larga que o pilar de apoio, quando o pilar nasce na extremidade de uma viga ou ainda quando as faces do pilar de apoio não são perpendiculares ao eixo da viga. Segue abaixo um exemplo ilustrativo dessas situações:

Figura 4 – Representação da ligação viga-pilar com largura da viga maior que o pilar de apoio (versões anteriores)

Assim, este caso de lançamento passará a ser exportado em IFC da seguinte maneira:

Figura 5 – Representação da ligação viga-pilar na nova versão

OBS:  Vale lembrar que esse refinamento já existia nas plantas de forma geradas no Eberick.

Figura 6 – Representação do pilar na planta de formas

Perfis de geração IFC

Seguindo a tendência de desenvolvimento de projetos em BIM, junto dos arquivos de pranchas e relatórios de cálculo, por exemplo, agora também deverão fazer  parte das entregas os arquivos IFC do modelo estrutural. Por esta razão, foi implementada a exportação destes arquivos para o gerenciador de desenhos do QiBuilder, no caso de projetos do Eberick associados (a partir do comando ilustrado na imagem abaixo).

Figura 7 – Comando para associar os projetos do Eberick ao gerenciador do QiBuilder

Assim, ao exportar o modelo em IFC, além de poder definir os critérios de exportação será possível também definir o local em que o modelo será salvo, conforme consta na imagem:

Figura 8 – Definição dos critérios e local de exportação do modelo IFC

Com isso, uma vez que o modelo for exportado em IFC, será salvo na pasta “Modelos 3D” do projeto associado do QiBuilder:

Figura 9 – Arquivo IFC exportado junto ao projeto do QiBuilder associado

  • 6

Comentários
  • Cld Engenharia Ltda Me

    Boa tarde Micheli,

    Esta situação do próxima release que contará ainda com um refinamento na ligação viga-pilar, com o preenchimento dos espaços vazios entre um elemento e outro, na exportação IFC, também comtemplara no 3d do Eberick?

    0
    • Micheli Mohr Koerich

      Boa tarde! Sim, a visualização no 3D nativo do programa também foi ajustada! =)

      0
  • Joao Matheus Hugen

    Quando será lançado o release 4?

    0
    • Micheli Mohr Koerich

      Olá João, tudo bem? A próxima revisão está prevista para ser liberada entre o fim de agosto e o início de setembro, a depender dos resultados de nossos testes internos. Aguarde, teremos muitas novidades! =)

      0