arrow_drop_up
Hello!
  • 2

Criação de propriedades personalizadas

O cadastro de peças agora vai ficar ainda mais personalizável, e quem vai decidir como e quais propriedades definir para as peças é você. Além disso, todas as informações inseridas nas peças serão exportadas juntamente com o modelo IFC.

Propriedades personalizadas

Este é um importante recurso que agrega valor ao modelo, fazendo com que ele fique cada vez mais rico em informações relevantes e escolhidas pelo projetista, ou seja, informações alinhadas com a finalidade e uso do modelo no seu ciclo de vida.

Com este recurso, será possível obter diversos usos para as propriedades personalizadas, que vão desde uma melhoria no LOD do projeto, até por exemplo, inserção de dados que irão auxiliar na orçamentação.

Exportação das propriedades personalizadas

Onde encontrar o recurso?

Para ter acesso ao recurso é simples, basta acessar o cadastro de peças e em “Propriedades personalizadas” criar o grupo e propriedades desejadas. Assim elas ficarão organizadas e nomeadas conforme o seu padrão de projeto.

Criando uma propriedade personalizada

Uma vez definida as propriedades personalizadas, toda vez que o modelo for exportado, elas também serão exportadas e poderão ser utilizadas nos demais softwares BIM para continuação do ciclo de vida do projeto.

Esse novo recurso representa de fato o “i” do BIM, agregando ainda mais qualidade nas entregas dos projetos por quem optou por utilizar a plataforma QiBuilder no desenvolvimento dos seus projetos. Os recursos novos não irão parar por aí, fiquem ligados, pois em breve teremos mais novidades no QiBuilder.

  • 2

Comentários
  • Delson Felix De Araujo Junior

    Tenho a licença vitalícia e atualizei recentemente (dia 24/05) para a versão QiBuilder next 2019 (Plataforma QiBuilder, QiElétrico, QiSPDA, QiCabeamento, QiHidrossanitario, QiGás, QiIncêndio). Executei a instalação conforme as orientações do e-mail, porém não está disponível em nenhuma peça do meu cadastro a opção de “Propriedades Personalizadas” ou os parâmetros das peças ,como códigos SINAPE, conforme explanado na última palestra webinar do dia 14/05/2019 às 10:00hrs. Preciso fazer alguma instalação específica do cadastro para que estes parâmetros estejam disponíveis? Como tenho acesso a este cadastro?

    0
    • Caroline Correa De Souza

      Olá Delson,

      Esse recurso será lançado na versão 2019-05, que deve sair ainda esta semana. Assim que ela for lançada, basta atualizar o programa que este recurso estará disponível. Lembrando que as propriedades mostradas neste post e na web foram exemplos criados internamente. Quando a versão for lançada você também poderá criar essas propriedades e outras conforme a suas necessidades de projeto.

      1
  • Renato Aurelio

    No EBERICK,
    uma solicitação ANTIGA seria de poder personalizar a “letra” de “Descrição da Armadura” que hoje é fixa em “N”.

    (ex. 5 N2 Diam 10.0 C=485)

    Há escritórios que utilizam “A” (de armadura), “F” (de ferro), etc. que ficam impossibilitados.

    1
    • Micheli Mohr Koerich

      Olá Renato, tudo bem? Isso que vc comentou pode ser feito no QiEditor de Armaduras. Existe uma configuração específica no QiEditor pra alterar essa nomenclatura, basta acessar “Configurações”, opção “Desenho – Editor de armaduras” e alterar o item “Indicação da posição”. =)

      0
      • Renato Aurelio

        Sim, mas se eu importar / abrir os desenhos do eberick no QiEditor … a nomenclatura vinda do detalhamento do eberick não se altera automaticamente para a configuração corrente do QiEditor – estou enganado ? A alteração deve ser feita manualmente – confere ?

        0
        • Micheli Mohr Koerich

          Olá Renato! Sim, a alteração deve ser feita pelo usuário sim. =)

          0