arrow_drop_up
Hello!
  • 4

Lançamento automático de furos em vigas e lajes

Continuando na linha dos recursos que estão revolucionando as ferramentas BIM do Eberick, além de verificar colisões automaticamente agora o programa permite lançar os furos em vigas e lajes, também de forma automática, evitando a sobreposição entre esses e os demais elementos das outras disciplinas de projeto, quando houver colisões.

Figura 1 – Inserindo furo na viga para evitar colisão com tubulação

Para definir o furo de forma automática, tendo executado o comando “Verificar colisões” e identificadas as mesmas, basta o usuário selecionar a opção “Furar elemento” na janela “Editar nota”, para que o programa lance o furo na posição em que foi identificada a colisão da viga e/ou laje com os elementos das demais disciplinas, eliminando a sobreposição.

O novo recurso confere um ganho de produtividade muito significativo, uma vez que este tipo de problema é extremamente comum na compatibilização de projetos. Além disso, o lançamento dos furos com base apenas na visualização 3D dos projetos normalmente representa um processo ineficiente e demorado, pois neste caso cabe ao usuário identificar a posição correta do lançamento do furo.

E as novidades não param por aí! Além de automatizar toda esta etapa, o programa possibilita gerar um único furo para diferentes colisões identificadas, quando forem próximas, otimizando a solução estrutural em relação à sobreposição de elementos. Esta é uma EXCLUSIVIDADE do Eberick, criada para que você amplie sua atuação no mercado através da entrega de projetos compatibilizados de forma ágil.

Vale destacar que conforme comentamos no post sobre o comando Verificar colisões, um dos grandes diferenciais das soluções da AltoQi é que os recursos BIM das ferramentas vão muito além da modelagem, uma vez que todas as análises, dimensionamentos e quantitativos podem ser rapidamente atualizados após serem executadas as alterações provenientes do estudo de colisões. Ao definir os furos em vigas e lajes de forma automática, por exemplo, basta reprocessar a estrutura para que o elemento seja recalculado e os detalhamentos atualizados, incluindo a representação dos furos e das armaduras de reforço, quando forem necessárias.

Figura 2 – Detalhe da viga furada

Figura 3 – Exemplo de viga com armaduras adicionais na região do furo

O recurso de lançamento automático de furos em vigas já está disponível para aqueles que possuem o Eberick 2019 Next (release 2, disponibilizado em 27/02/2019).

Na laje, o lançamento automático do furo estará disponível na próxima release do Eberick 2019 Next, prevista para ser liberada em Maio de 2019.

  • 4

Comentários