arrow_drop_up
Hello!
  • 3

Liberado o release 2 do Eberick Next e QiBuilder Next

Finalizada a segunda etapa de desenvolvimento do QiBuilder Next e do Eberick 2019 Next, que dá origem às versões 2020. Neste segundo release foram desenvolvidos novos recursos e melhorias, os quais podemos citar:

Recursos comuns ao QiBuilder e Eberick

Novo comando Verificar colisões (clash detection)

A partir do recurso para verificar colisões – também conhecido por “clash detection” – desenvolvido tanto no Eberick quanto no QiBuilder, as interferências entre os elementos das diferentes disciplinas de projeto passarão a ser identificadas automaticamente pelos programas, facilitando a compatibilização dos modelos e garantindo maior assertividade, rapidez e agilidade nesta verificação.

Figura 1 – Colisões identificadas segundo as regras definidas pelo usuário

Janela de propriedades IFC

Dando continuidade ao desenvolvimento de recursos que seguem na linha BIM foi implementada, tanto no Eberick quanto QiBuilder, uma janela de propriedades IFC, que exibe as propriedades específicas de qualquer elemento selecionado no pórtico 3D que pertença a um modelo interno ou externo (*.Qi3D) ou (*.IFC).

Além dos recursos listados, também foram desenvolvidos recursos que visam facilitar a interação com o ambiente tridimensional, como os novos comandos voltados para ocultar e exibir elementos no 3D.

Recursos específicos do QiBuilder

Detalhamentos realistas

Com o intuito de agregar mais valor, qualidade e diferencial nas entregas, agora o QiBuilder conta com o recurso de representação do detalhamento de forma realista. Além das representações convencionais, o projetista agora poderá optar por representar os seus detalhamentos levando em consideração a geometria real do objeto. Esta é a Parte 1 de liberação do recurso, ou seja, nos próximos releases serão liberados ainda mais funcionalidades visando este modo de entrega.

Figura 2 – Detalhamentos realistas

Otimização de textos

Visando atender as inúmeras solicitações recebidas pelos usuários do QiBuilder para que ele também possuísse uma otimização de textos igual a do Eberick, agora podemos afirmar que o QiBuilder também possui este recurso.

Nesta entrega (parte 1), com apenas um único comando, o programa organiza os textos, através de um algoritmo, os posicionando de modo que eles não fiquem sobrepostos. Desta forma, o projetista ganha agilidade na elaboração dos detalhamentos.

Desvio automático dos condutos flexíveis

Um recurso exclusivo, que somente os usuários do QiBuilder tem acesso, é o comando “Desvio de condutos”. Através dele, o programa efetuará no 3D o desvio de condutos flexíveis quando estes se sobrepõe no mesmo projeto.

Além destes recursos já mencionados, a nova versão do QiBuilder vem cheia de novidades que irão agregar ainda mais valor aos projetos entregues:

  • Novo modo de apresentação das legendas
  • Possibilidade de ajustar a caixa sifonada de acordo com o rebaixamento dos pisos.
  • Cadastro de peças com novas simbologias 3D

Recursos específicos do Eberick:

Furos e aberturas em lajes:

Foi incluída no programa a possibilidade de inserir furos de formatos circulares nas lajes, ampliando as possibilidades de soluções para colisões identificadas entre a estrutura e as demais disciplinas de projeto.

Figura 3 – Novo comando para inserir furo circular em lajes

Além do novo formato de furo, agora é possível defini-los também sem limitações de tamanho e em outros tipos de laje, como a pré-moldada, treliçada 1D e 2D e vigota protendida.

Representação da curvatura da barra

Com o intuito de aumentar a qualidade e realismo dos detalhamentos gerados no Eberick, foi desenvolvido o recurso que permite representar a curvatura na região de dobra das barras de aço, conforme podemos conferir nas imagens abaixo.

Figura 3 – Representação da curvatura nas barras das vigas

 

Tanto o release do Eberick quanto do QiBuilder estão disponíveis na guia Downloads.

  • 3