arrow_drop_up
Hello!
  • 2

Liberado o release 3 do Eberick Next e QiBuilder Next

Finalizada a terceira etapa de desenvolvimento do Eberick 2019 Next e do QiBuilder 2019 Next, que dá origem às versões 2020. Neste terceiro release foram desenvolvidos novos recursos e melhorias, dentre os quais podemos citar:

Recurso comum ao QiBuilder e Eberick

Links externos para arquivos IFC e Q3D

Tenha mais segurança de estar sempre trabalhando com a versão mais atual do modelo 3D em IFC em seu projeto. A partir do novo recurso de criação de links externos para os arquivos IFC e Q3D o programa permite importar esses arquivos ao projeto e vinculá-los como referência externa, criando de forma automática um repositório para armazenar esses arquivos. Com isso, os projetistas serão alertados sobre a existência de uma versão mais atual do arquivo, caso seja inserido um modelo mais recente do mesmo no repositório, bastando atualizá-lo.

Recursos específicos do Eberick

Os principais recursos da release 3 específicos do Eberick foram divulgados neste blog, nos seguintes posts:

·       Novas opções para definição do ângulo das bielas dos blocos de fundação;

·       Novo critério para o dimensionamento de blocos de fundação com pilares associados;

·       Novos critérios de dimensionamento de sapatas.

Você poderá conferir a aplicação destes e demais recursos do Eberick 2019 Next através da palestra disponível a seguir:

Recursos específicos do QiBuilder

Você poderá conferir a aplicação dos recursos do QiBuilder 2019 Next através da palestra disponível a seguir:

  • 2

Comentários
  • Jefferson Santarossa Carlin

    Queria parabenizar o grande trabalho que é feito aqui nas atualizações do eberick e salientar alguns pontos que poderiam ser abordados, como por exemplo a escada com patamar em leque, sem a utilização de viga sem rigidez e enchimento no patamar para formar os degraus, seria uma solução para apresentar o trabalho mais condizente com a realidade. Outro ponto seria com relação as vigas não retangulares, como em L e T, que não são detalhadas por completo e tão pouco aparecem no 3d. Essas seriam minhas sugestões, espero vê-las um dia em prática.

    0
    • Micheli Mohr Koerich

      Bom dia, Jeferson! Muito obrigada pela sua participação no nosso blog, e especialmente pelas sugestões enviadas! As suas sugestões já haviam sido encaminhadas anteriormente ao desenvolvimento, por isso aproveitei essa oportunidade para reforçar a importância delas.
      Aproveitando o seu contato e para que você possa entender o nosso propósito, conforme publiquei no post sobre as diretrizes da versão 2019 Next (http://next.altoqi.com.br/destaque/diretrizes-das-versoes-2020/), a empresa firmou o compromisso de continuar oferecendo soluções cada vez mais eficientes e de maior qualidade, contribuindo para o sucesso profissional do usuário. Nesta versão um dos principais objetivos é o de popularizar a elaboração de projetos compatibilizados através do BIM, o que condiz com a visão da AltoQi no sentido de ser uma empresa que desempenha importante papel no mercado de engenharia e tecnologia no Brasil. De todo modo, também estamos desenvolvendo melhorias significativas no cálculo de fundações, na parte de lançamento e geração de resumo de materiais. É comum investir no desenvolvimento de diversas frentes de trabalho simultaneamente, cujo objetivo é sempre agregar novos recursos para todos os tipos de profissionais que usam nossas soluções. Infelizmente não é possível investir em tudo ao mesmo tempo, e por isso mesmo realizamos pesquisas de mercado constantemente, para poder priorizar o desenvolvimento conforme as demandas. Apesar da versão passada ter apresentado importantes recursos de análise, como modelo integrado e consideração de temperatura e retração nas estruturas, sabemos que temos muito ainda o que desenvolver neste sentido. Além das novidades que ainda estão por vir na versão 2019 Next, tenha certeza de que a versão 2021 contará com grandes novidades acerca deste tipo de recurso! Novamente, muito obrigada por seu contato e feedback aqui em nosso blog! Continue participando e contribuindo com suas percepções! Um abraço! =)

      0
  • Alisson Ray Ostjen

    Gostei das novidades do QiBuilder e queria deixar duas sugestões de implementações bem simples mas que facilitariam muito o trabalho:
    1 – Alterar as peças que já vem no cadastro do programa;
    2 – Quando selecionar um elemento no 3D, transformar esse elemento no “centro de rotação da vista”. Um exemplo claro disso é o Revit, na vista 3D, ao selecionar um elemento, a rotação e zoom são em torno e limitadas ao elemento selecionado. Facilita muito o uso.

    1
    • Caroline Correa De Souza

      Olá Alisson!

      Primeiramente gostariamos de agradecer pelas sugestões enviadas. Com relação a primeira sugestão, já estamos trabalhando para que o cadastro seja atualizado. Inclusive temos também o Portal do Fabricante, que é uma iniciativa recém lançada cujo objetivo é aproximar o projetista dos fabricantes, baixando novas peças diretamente deste site.

      https://www.altoqi.com.br/portal-fabricantes/

      Com relação a segunda sugestão, atualmente (versão 2019-05) já é possível selecionar a peça no programa e as manipulações no 3D estarem relacionadas a essa seleção, como por exemplo o Rotacionar.

      Qualquer dúvida estaremos a disposição.

      0