arrow_drop_up
Hello!
  • 2

Links externos para arquivos IFC e Q3D

Continuando na linha de ferramentas BIM no Eberick e QiBuilder, no próximo release você contará com um recurso que permite importar os arquivos IFC e vinculá-los como referência externa do projeto, possibilitando atualizá-los caso seja identificada uma nova revisão dos mesmos.

Figura 1 – Novo comando para vincular arquivos IFC/Q3D aos projetos do Eberick e QiBuilder

A partir da nova ferramenta, ao vincular o arquivo IFC ou Q3D, será criado pelos programas, de forma automática, um repositório para armazenar estes arquivos.

Figura 2 – Criação automática do repositório de arquivos IFC/Q3D

Com isso, os projetistas serão alertados sobre a existência de uma versão mais atual do arquivo, caso seja inserido um modelo mais recente do mesmo no repositório. Para atualizá-lo no projeto, basta executar o comando “Atualizar”, ilustrado na imagem a seguir:

Figura 3 – Atualizando o arquivo IFC vinculado ao projeto do Eberick

O recurso agrega não somente a facilidade de atualização do IFC, mas também um monitoramento constante dos modelos vinculados, garantindo ao projetista que esteja trabalhando com o modelo mais recente e, portanto, dando mais segurança e confiabilidade.

Cabe destacar que se houver planificações associadas ao modelo IFC, essas são atualizadas automaticamente para o modelo IFC mais recente. Neste caso a planificação anterior é excluída, sendo feita nova planificação (esta será realizada pelo programa com as mesmas configurações da planificação anterior).

  • 2

Comentários
  • Luciano Hamed Chaves Haidar Sousa

    Gostei muito dos novos recursos em relação ao IFC. Esse novo recurso de vinculo é essencial para o trabalho colaborativo. Parabens!
    Mas com modelos vindos do revit tenho problemas com as plantas baixas geradas a partir do modelo ifc. Em alguns pavimentos funciona e em outros não.

    0
    • Micheli Mohr Koerich

      Olá Luciano! Que bom que gostou do recurso! Realmente é essencial para que o trabalho colaborativo funcione de forma adequada. Em relação a esta questão que você comentou do Revit, não temos nada reportado a respeito de inconsistências. Sugiro que você entre em contato com o Departamento de suporte para relatar o ocorrido. Envie o arquivo para que eles possam te ajudar a resolver isso! =)

      0
  • Renato Aurelio

    Muito bom !

    0