arrow_drop_up
Hello!
  • 5

Novas opções para definição do ângulo das bielas dos blocos de fundação

O assunto hoje é um dos favoritos de muitos de vocês: fundações! No release 3 teremos novidades no cálculo de blocos e sapatas, e você poderá conferir todos os novos recursos aqui no blog.

Para começar, compartilho hoje as novas opções para definir o ângulo mínimo e máximo das bielas de compressão dos blocos de fundação.

Figura 1 – Novas opções para definição do ângulo mínimo e máximo das bielas de compressão

Até as versões anteriores do Eberick, o dimensionamento de blocos de fundação era realizado tomando como padrão um ângulo de inclinação das bielas de compressão de 45° (as bielas representam a resultante das tensões de compressão no bloco).

Com a criação das novas opções para ângulo mínimo e máximo das bielas o usuário passa a ter a opção de definir a inclinação que será considerada no dimensionamento do bloco, uma vez que a NBR 6118:2014 passou a especificar que as bielas devem ter ângulo de inclinação com tangente entre 0,57 e 2 (no programa será possível adotar valores entre 34° e 63°).  A partir dos valores configurados neste item, o programa fará o dimensionamento dos blocos tomando como base o menor ângulo possível (que passar no dimensionamento). Dessa forma é esperado que não seja possível reduzir o ângulo das bielas em blocos mais solicitados, uma vez que as tensões junto ao pilar e junto a estaca tendem a aumentar.

Vale destacar que a altura do bloco é diretamente proporcional ao ângulo das bielas, ou seja, quanto menor for este ângulo, menor será a altura do bloco. No entanto, blocos menores também tendem a gerar a necessidade de mais armadura para combater às tensões geradas no elemento.

No exemplo abaixo, temos o mesmo bloco de fundação em uma mesma situação de projeto. A única variável neste caso é o ângulo das bielas, que no primeiro caso foi definida como sendo 45° e no segundo, 34°. Observe que a altura do bloco com 45° é maior que o outro caso, em que este ângulo é menor:

Figura 2 – Bloco de fundação dimensionado nas versões anteriores, com ângulo das bielas = 45°

Figura 3 – Bloco de fundação dimensionado com ângulo das bielas = 34°

  • 5

Comentários
  • Henrique Vital Do Carmo Freitas

    Qual a previsão de liberação do release 3?

    0
    • Micheli Mohr Koerich

      Bom dia, Henrique! O release 3 deve estar disponível entre o fim desta semana e o início da próxima.

      0
  • Jeancarlo Ribas

    Melhorou hein… que beleza…

    Já que se tornou possível lançar as molas do solo nas estacas… que tal uma tabelinha de flexocompressão aí pra dimensionar a armadura delas?
    Que luxo né… bota os cara pra fazer essa Micheli…

    Abraço

    0
    • Micheli Mohr Koerich

      Bom dia, Jeancarlo! hehehe
      Essa sugestão já está conosco. A curto prazo (este ano até metade do ano que vem) não devemos ter esse dimensionamento ainda, mas mais pra frente é possível.
      Pode deixar que estou trabalhando aqui pra incluir esse recurso! hehe
      Obrigada pela participação aqui no nosso blog! Um abraço!

      0
  • Renato Aurelio

    Sugestão ANTIGA, agora virando realidade! EXCELENTE !!!

    1
    • Micheli Mohr Koerich

      Olá Renato! Que bom que gostou do recurso! Nos próximos posts teremos ainda mais novidades! Obrigada pelo retorno! =)

      0
  • Cld Engenharia Ltda Me

    Boa tarde Micheli!
    Muito bom este recurso, gostaria de saber se no próximo release 03 os blocos com pilares associados já virão com opção de geometria fixa, e se os tubulões também terão a opção da geometria fixa?

    1
    • Micheli Mohr Koerich

      Boa tarde, Celso! Atualmente você pode fixar os lados dos blocos fixando o espaçamento entre estacas, diretamente na janela de dimensionamento, na aba “Seção”. Para curto prazo, não temos previstas mudanças em relação a isso, mas na próxima versão deveremos realizar mais melhorias na parte de fundações. Já anotei aqui a sugestão que você passou. Que bom que gostou do recurso! Teremos mais novidades que devem ser publicadas nos próximos posts aqui do blog. Obrigada pelo feedback! Um abraço!

      0
  • Rodrigo Rocha Carvalho

    Boa opção, gostei. Parabéns

    1
    • Micheli Mohr Koerich

      Olá Rodrigo, tudo bem? Poder definir o ângulo das bielas vai fazer bastante diferença como, por exemplo, no caso de blocos com pilares associados. Por falar nisso, no próximo post vou trazer mais um recurso novo no dimensionamento desses elementos, fica ligado aqui! =)
      Obrigada pelo seu feedback!

      0