arrow_drop_up
Hello!
  • 1

Novas opções para ocultar elementos no modelo 3D

Dando continuidade ao desenvolvimento de recursos que buscam viabilizar o desenvolvimento de projetos em BIM através de nossos softwares, no release 2 foi implementado o recurso para Ocultar elementos no modelo 3D, tanto no Eberick quanto no QiBuilder, facilitando o estudo das interferências entre os projetos.

Figura 1 – Novos recursos para ocultar elementos no modelo 3D

Com a inclusão do novo recurso, o usuário pode optar em ocultar apenas o elemento selecionado na janela 3D ou todo o grupo ao qual se refere.

Veja um exemplo abaixo em que o comando “Ocultar” foi aplicado a todo o grupo “Lajes”:

Figura 2 – Modelo 3D com todos os elementos visíveis

Figura 3 – Modelo 3D com o grupo “Lajes” oculto

O recurso para ocultar elementos tem dois objetivos principais:

  • Auxiliar a análise do modelo 3D com mais precisão: o uso do comando facilita a visualização de regiões específicas da edificação, o que é interessante especialmente no momento de estudo das interferências entre projetos.
  • Maior facilidade e agilidade ao esconder elementos: a partir da visualização conjunta de diversos tipos de projetos que compõem a edificação, é natural que exista uma grande diversidade de elementos no modelo. Isso dificulta a identificação do grupo ao qual pertence o elemento que se deseja ocultar, na janela de propriedades, que até então era a única forma disponível para realizar este procedimento. A seleção direta do elemento no modelo 3D elimina este inconveniente e garante maior agilidade ao trabalhar com a compatibilização de projetos, melhorando a experiência de uso do programa.

Para voltar a visualizar os elementos ocultos, basta executar o comando “Exibir todos ocultos”, ou acessar a janela de propriedades e marcar o grupo correspondente.

  • 1

Comentários
  • Johnata Meireles Barcelos

    Gostaria de saber se já é possível exibir as armaduras no projeto 3d ou arquivo IFC?

    1
    • Micheli Mohr Koerich

      Olá Johnata, tudo bem?
      Temos um protótipo de uma versão interna que já possui as armaduras 3D, mas está em testes. Temos a estimativa de liberar este recurso no segundo semestre de 2019, no entanto depende dos resultados destes testes e de algumas outras definições do recurso. Em breve teremos novidades!! =)

      0