arrow_drop_up
Hello!
  • 0

Novo comando Verificar colisões (clash detection)

É com grande satisfação que divulgo hoje uma evolução bastante significativa das ferramentas BIM dentro das soluções da AltoQi.

A partir do recurso para verificar colisões – também conhecido por “clash detection” – desenvolvido tanto no Eberick quanto no QiBuilder (e que estará disponível na release 2 das versões next, que será liberada entre o fim de fevereiro e início de março), as interferências entre os elementos das diferentes disciplinas de projeto passarão a ser identificadas automaticamente pelos programas, facilitando a compatibilização dos modelos e garantindo maior assertividade, rapidez e agilidade nesta verificação.

Além de garantir praticidade ao processo, o recurso permite ainda que o projetista personalize a forma com que será realizada a verificação das colisões, podendo definir os elementos que deseja que sejam verificados e as regras de avaliação das colisões, adequando os resultados da análise às reais necessidades do usuário.

Figura 1 – Definindo as regras da verificação de colisões

Figura 2 – Colisões identificadas segundo as regras definidas pelo usuário

Observe na imagem acima que as interferências encontradas são listadas na janela “Notas”, podendo ser visualizadas com detalhes ao executar um duplo clique sobre o item desejado. No diálogo aberto, o usuário pode definir o status da colisão (aberto, em andamento, concluído ou reaberto), a prioridade (urgente, alta, normal ou baixa), efetuar um zoom na região da colisão para facilitar a sua identificação, alterar a transparência do desenho e ainda ocultar outros elementos.

Na parte inferior do diálogo foram inseridos os campos “Autor” e “Comentários”, para gerar uma nota BCF a respeito da colisão encontrada, permitindo o trabalho colaborativo entre projetistas. É possível ainda gerar uma imagem que ilustre o problema, facilitando a sua identificação no projeto e agilizando a sua solução.

Vale destacar que um dos grandes diferenciais das soluções da AltoQi é que os recursos BIM das ferramentas vão muito além da modelagem, uma vez que todas as análises, dimensionamentos e quantitativos podem ser rapidamente atualizados após serem executadas as alterações provenientes do estudo de colisões.

  • 0

Comentários
  • Renato Aurelio

    Boa funcionalidade! No caso BIM, minha experiência é que há tantos outros produtos que analisam “clash”… que (como eng-usuário do eberick) preferiria ver mais recursos de cálculo sendo implementados nesse NEXT. MAs eu entendo que um recurso como esse é bom … até para não deixar gaps na solução.

    0
    • Micheli Mohr Koerich

      Bom dia Renato, tudo bem? Conforme publiquei no post sobre as diretrizes da versão 2019 Next (http://next.altoqi.com.br/destaque/diretrizes-das-versoes-2020/), a empresa firmou o compromisso de continuar oferecendo soluções cada vez mais eficientes e de maior qualidade, contribuindo para o sucesso profissional do usuário. Nesta versão um dos principais objetivos é o de popularizar a elaboração de projetos compatibilizados através do BIM, o que condiz com a visão da AltoQi no sentido de ser uma empresa que desempenha importante papel no mercado de engenharia e tecnologia no Brasil. De todo modo, também estamos desenvolvendo melhorias significativas no cálculo de fundações, na parte de lançamento e geração de resumo de materiais. É comum investir no desenvolvimento de diversas frentes de trabalho simultaneamente, cujo objetivo é sempre agregar novos recursos para todos os tipos de profissionais que usam nossas soluções. Infelizmente não é possível investir em tudo ao mesmo tempo, e por isso mesmo realizamos pesquisas de mercado constantemente, para poder priorizar o desenvolvimento conforme as demandas. Apesar da versão passada ter apresentado importantes recursos de análise, como modelo integrado e consideração de temperatura e retração nas estruturas, sabemos que temos muito ainda o que desenvolver neste sentido. Além das novidades que ainda estão por vir na versão 2019 Next, tenha certeza de que a versão 2021 contará com grandes novidades acerca deste tipo de recurso! Muito obrigada por seu contato e feedback aqui em nosso blog! Continue participando e contribuindo com suas percepções! Um abraço! =)

      0
  • Josemar Do Nascimento

    Já estou com a versão atualizada, porém não consigo encontrar o local onde tem a opção para verificar a colisão.
    Poderia explicar o caminho a ser feito?
    Obrigado.

    1
    • Micheli Mohr Koerich

      Olá Josemar, tudo bem? Para verificar a colisão, você deve abrir o pórtico 3D, clicar na opção “Notas”, que fica na barra de ferramentas e na opção “Verificar colisões” na janela de projeto (janela que fica à direita da tela). Esse caminho está disponível no primeiro gif disponível no post http://next.altoqi.com.br/destaque/novo-comando-verificar-colisoes-clash-detection/. Se você não encontrar entre em contato com o suporte para que eles possam te ajudar de uma forma mais pontual. Espero que você goste do recurso!! =)

      0
  • Tobias Luiz Marchioro Toassi

    Olá,

    Esse recurso será funcional com arquivos IFC gerados por outros softwares?

    Obrigado.

    1
    • Micheli Mohr Koerich

      Olá Tobias! Sim, a colisão é identificada para os elementos provenientes de arquivos IFC gerados em qualquer software.

      0
  • Paulo De Tarso Machado Filho

    Já tem previsão de ser disponibilizada?

    1
    • Micheli Mohr Koerich

      Olá Paulo! Boa tarde! Este recurso estará disponível na release 2 das versões Next, com previsão de liberação entre o final de fevereiro e início de março.

      1