arrow_drop_up
Hello!
  • 2

Representação da curvatura das barras

Com o intuito de aumentar a qualidade e realismo dos detalhamentos gerados no Eberick, foi desenvolvido o recurso que permite representar a curvatura na região de dobra das barras de aço, conforme podemos conferir nas imagens abaixo.

Figura 1 – Representação da curvatura nas barras das vigas

Figura 2 – Representação da curvatura nas barras dos pilares

Para representar a curvatura das barras basta marcar a configuração correspondente:

Figura 3 – Configuração para habilitar a representação da curvatura das barras

Para mais informações sobre este assunto e como a NBR 6118:2014 recomenda considerar o raio de dobramento, sugiro a leitura do artigo Comprimento da armadura menor que a soma dos trechos, disponível no QiSuporte.

OBS: Este recurso estará disponível na release 2 do Eberick 2019 Next.

  • 2

Comentários
  • Emanuel Dantas Da Silva

    Haveria possibilidade de introduzir um comando para fixar um valor traspasse de armadura? Por exemplo, uma viga que possui um traspasse calculado pelo Eberick de 72 cm, entretanto o usuário gostaria de trabalhar com traspassa minimo de 100 cm, para resolver esta situação ele precisaria editar todo o detalhamento, seria possível introduzir um comando que fizesse isso de forma automática?

    0
    • Micheli Mohr Koerich

      Bom dia, Emanuel! O programa possui algumas configurações que você pode personalizar para arredondar o espaçamento entre barras, por exemplo (Projeto – Detalhamento – Vigas – Otimização), ou ainda definir o comprimento das armaduras dentro dos apoios (Projeto – Detalhamento – Vigas – Otimização – Ancoragem). Temos um artigo que fala sobre estas questões: http://faq.altoqi.com.br/content/268/655/pt-br/ancoragem-da-armadura-de-tra%C3%A7%C3%A3o-em-apoios-extremos-de-vigas.html?highlight=cr.
      Situações alheias às comentadas podem ser manipuladas pelo usuário.
      O QiEditor de Armaduras, disponível na plataforma QiBuilder, possui ferramentas para o usuário definir o traspasse como calculado ou fixo, podendo, neste caso, definir um valor conforme suas preferências, no entanto isso vale apenas para armaduras criadas dentro da plataforma.
      Vou anotar a sua sugestão para que possamos implementar este recurso futuramente, ok?! =)

      0
  • Renato Aurelio

    Em se tratando a representação gráfica de um projeto estrutural de um desenho técnico, seria interessante incluir as informações de medidas correspondendets ao raio de dobra.

    2
    • Micheli Mohr Koerich

      Boa tarde, Renato!
      O raio de dobramento é preconizado pela NBR 6118:2014 (conforme item 9.4.2.3) e varia de acordo com o diâmetro da barra. Por serem valores fixos, você pode criar uma tabela (fixa) entre os detalhes típicos da prancha, para inserir estes valores. Por ora, não temos previsão para incluir esta informação de forma automática, mas vou aproveitar o seu contato para passar essa sugestão ao desenvolvimento.
      Espero que tenha gostado do recurso! =)

      0
      • Jeancarlo Ribas

        A tabela automática com os raios de dobramento seria uma boa mesmo…

        0