arrow_drop_up
Hello!
  • 5

Novo comando para geração de Detalhamento realista

Sabe aquela solução que deixa todo mundo admirado, que agrega valor e realismo na entrega do projeto? Pois é, agora nós temos no QiBuilder. O recurso de detalhamento realista chegou para mudar os conceitos de entrega do conteúdo das pranchas.

Agora é possível entregar um detalhamento alinhado graficamente com o que é mostrado na visualização 3D. Desta forma, um detalhamento pode ser entendido facilmente por técnicos e também por clientes.

Exibir detalhamento

Como esse recurso funciona?

É possível gerar o detalhamento realista de duas maneiras em todos os ambientes, ou seja, se você quiser gerar o detalhamento realista da planta baixa, detalhe isométrico, corte é possível. E pra melhorar, esse é um recurso que existe para todas as disciplinas de instalação do QiBuilder.

O primeiro local em que é possível visualizar o detalhamento realista é no próprio croqui. Durante a execução do projeto, ao acessar o comando “Exibir detalhamento” é possível já visualizar um preview de como ficará o resultado final do detalhamento do ambiente. Assim você já poderá efetuar alterações nas indicações do projeto e deixar tudo preparado para geração das pranchas.

Comando – Exibir detalhamento

Para gerar as pranchas com detalhamento realista, é necessário selecionar esta opção nas configurações do projeto em Configurações – Preferências – Exibição. Nesta configuração, é possível personalizar como o detalhamento será gerado. Para gerar com o detalhamento realista, selecione a opção “Bifilar realista”.

Configurações

Para garantir ainda mais liberdade na escolha de como o detalhamento será apresentado, individualmente, na janela de propriedades do detalhe é possível alterar exclusivamente o modo no qual o detalhamento será gerado.

Configuração pela propriedade

Uma outra personalização que pode ser feita na representação do detalhamento realista está no cadastro de peças. Ao gerar um detalhamento realista, é possível selecionar o modo de exibição da simbologia de cada peça, agrupando ou não o símbolo 2D com a simbologia realista.

Cadastro de peças

Todas estas opções foram deixadas para que você pudesse personalizar o seu detalhamento, deixando-o com a apresentação desejada.

E temos uma notícia ainda melhor, esta é apenas a parte 01 da solução, ainda teremos outras melhorias e novidades vindo por aí. Por isso, neste primeiro momento recomendamos que a inserção dos desenhos realistas na prancha seja feito através do comando “Inserir do projeto”.

Geração das pranchas

Você que já está usando o recurso, nos conte o que achou dele, a sua opinião é muito importante para nós.

  • 5

Comentários
  • Maycon Souza De Arruda

    Não consegui achar essas exibições realistas…

    0
  • Renato Aurelio

    Esse detalhamento realista … que legal!
    Vale também para instalações de prevenção a Incêndio ? Sprinklers, bombas (jockeys, ou não) ?
    A simbologia realista… de onde vem ? O cadastro é obrigatório ? Pode personalizar ?
    Vale também para reservatório, boiler… painel solar, de aquecimento de água ?

    1
    • Caroline Correa De Souza

      Olá Renato!

      Que bom que você gostou! Ele é valido para todas as disciplinas de instalação do QiBuilder.
      A simbologia realista é definida internamente, mas em breve todos os projetistas também poderão cadastrar as suas simbologias 3D.

      Qualquer dúvida, estaremos a disposição!

      1